A Campanha Março Lilás, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, reuniu uma série de ações voltadas ao empoderamento feminino, à cidadania e à prevenção da violência de gênero, com forte articulação interinstitucional e ampla participação da sociedade.
Lançamento da Campanha – 8 de março (CENTUR)
O lançamento ocorreu no dia 8 de março, no CENTUR, com o tema “O Empoderamento Feminino como forma de cidadania e prevenção à Violência de Gênero”. A programação contou com feira empreendedora (alimentação, artesanato, confecção, calçados, entre outros), ação cidadania com expedição de documentos em parceria com outros órgãos, atendimentos no Ônibus Lilás e Roda de Conversa. Ao todo, 500 mulheres foram atendidas.Ação Cidadania – 11 de março (Praça Brasil)
No dia 11 de março, foi realizada a Ação Cidadania alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Brasil, mantendo o mesmo tema central da campanha. No Ônibus Lilás, foram ofertados atendimentos psicossociais, orientações jurídicas, encaminhamentos e abordagens educativas sobre os direitos das mulheres. A ação contabilizou 300 mulheres atendidas, além dos serviços prestados pelos órgãos parceiros.Ação Cidadania – 21 de maio (Praça da República)
Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, foi realizada, no dia 21 de maio, uma ação na Praça da República. Os atendimentos no Ônibus Lilás registraram 118 mulheres atendidas, somados aos serviços ofertados pelos demais órgãos parceiros.
As ações da Campanha Março Lilás reforçam o compromisso do Governo do Estado com a promoção dos direitos das mulheres, o fortalecimento da cidadania e a ampliação do acesso a serviços essenciais de forma integrada e humanizada.