Em 2025, o Protocolo “Não se Cale” consolidou-se como uma das principais políticas públicas de proteção às mulheres no Pará, tornando-se referência nacional no enfrentamento à importunação sexual. Coordenada pela SEMU, em parceria com SEJU/PROCON e SEGUP/Polícia Civil, a iniciativa estruturou-se em dois eixos principais: capacitações presenciais para profissionais de estabelecimentos de lazer e serviços, e formação on-line em parceria com a EGPA, garantindo interiorização da política.
Como preparação para a COP30, o protocolo ampliou sua atuação para transporte público, universidades, academias, empresas, praias e canteiros de obras, fortalecendo sua presença em todo o território paraense.
Somente em 2025, considerando equipes capacitadas, público alcançado nos espaços de divulgação e participantes da formação on-line, o “Não se Cale” impactou cerca de 300 mil pessoas, ampliando a consciência coletiva, incentivando denúncias e contribuindo para a criação de ambientes mais seguros para as mulheres em todo o Estado.
Abertura do Protocolo não se Cale 2025:


Adesivagem e Panfletagem:




Palestras para Funcionários no Parque do Utinga e Mangal das Garças:




Ação no Estádio do Mangueirão:



